Museu Padre

José Gaertner

Marechal Cândido Rondon - Paraná

62 anos da

Colonização

DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

MARIPÁ

A companhia foi fundada em abril de 1946, tendo por finalidades principais a “compra e venda de terras, extração, beneficiamento e exportação de madeiras”.

“A Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A, adquiriu o imóvel Fazenda Britânia, onde se acham encravadas as chácaras n°R-59 e R-60, do loteamento da zona suburbana da cidade de Marechal Cândido Rondon, conforme escritura pública de compra e venda.”

Referências Bibliográficas

CF. Escritura Pública, Registro de Imóveis e Documentos. Comarca de Toledo, PR. Apud: SAATKAMP, Venilda. Desafios, Lutas e Conquistas. História de Marechal Cândido Rondon. Cascavel: ASSOESTE, 1985.

Documento 55 – Acervo Museu Histórico Willy Barth – Plano de Colonização organizado e aplicado pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S.A – MARIPÁ. Junho de 1955.

Mapa da Fazenda Britânia com as divisões das colônias disponíveis para venda pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná – S/A, disponível em:

MERTZ, Urbano Theobaldo.Um estudo das transformações sociais e econômicas de uma sociedade de colonos da região oeste do estado do Paraná.

Fonte: CEPEDAL – Núcleo de Pesquisa sobre o Oeste do Paraná – UNIOESTE campus Marechal Cândido Rondon – PR.

Toledo

Lei Municipal n°17 de 6 de julho de 1953

“A organização político-administrativa, nominando vilas e distritos, entre eles a Vila General Rondon, ocorreu com a Lei Municipal n°17 de 6 de julho de 1953. (…) Willy Barth elegeu o núcleo de Marechal Cândido Rondon para rivalizar e concorrer com Toledo, para isto estimulou a instalação de comércio ou indústria, favorecendo os investidores com terrenos e madeiras para construção (…)”.

“A sobrevivência dos colonizadores dependia dos reboques da Maripá que faziam o trajeto Toledo Porto Britânia com transporte de madeiras, e assim atendia os moradores, trazendo gêneros alimentícios ou transportando-os para atendimento médico etc.”

WEIRICH, Udilma Lins. História e atualidades: perfil de Marechal Cândido Rondon. Marechal Cândido Rondon: Germânica, 2004.

Plano de Colonização - Junho de1955

Documento 55 - Acervo Museu Histórico Willy Barth

Pelo projeto de Colonização da MARIPÁ planejou-se trazer “colonizadores de diversos ofícios tais como: professores, carpinteiros, padeiros, mecânicos, funileiros, sapateiros, médicos, comerciantes e outros (…)”.

Ondy Niederauer

Chefe dos escritórios da MARIPÁ

“Esse agricultor, descendente de imigrantes italianos e alemães, com mais de cem anos de aclimatação no país, conhecedor das nossas matas, dos nossos produtos agrícolas e pastoris, primando pela sua operosidade e pelo seu amor a terra em que trabalha”.

Venilda Saatkamp

Desafios, lutas e conquistas: histórias de Marechal Cândido Rondon

“Mediante informações também fornecidas por Ondy, a MARIPÁ procurava acomodar os colonos, iam mostrar o local onde estavam as terras, forneciam madeiras para construírem as casas e um empório onde pudessem ser adquiridos os gêneros alimentícios de primeira necessidade, ferramentas e tecidos (…)“.

Endereço

Av. Capitão Heitor Mendes
Porto Mendes - Marechal Cândido Rondon
E-mail: museu@mcr.pr.gov.br
Como chegar

Horário de atendimento

Apenas por agendamento

Contato

Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon
Secretaria Municipal de Cultura
(45) 3284-8760
cultura@mcr.pr.gov.br