Museu Padre
José Gaertner
Marechal Cândido Rondon - Paraná
62 anos da
Colonização
DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Marechal Cândido Rondon
A colonização do Oeste do Paraná fez parte do projeto nacional “Marcha para o Oeste”.
Marechal Cândido Rondon pertenceu ao município de Toledo, sede da empresa Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S.A – MARIPÁ, responsável pela colonização da região.
Em abril de 1951, a MARIPÁ fundou as primeiras vilas com vistas ao processo de desenvolvimento da colonização, sendo a vila General Rondon considerada a “que mais progrediu no interior do município de Toledo”, conforme consta no relatório oficial da Colonizadora Maripá, elaborado por Ondy Hélio Niederauer, então chefe dos escritórios da empresa.
Em 25 de julho de 1960, com a Lei Estadual 4.245, a então vila General Rondon foi emancipada sob o nome de Marechal Cândido Rondon. Atualmente, o município conta com oito distritos: Margarida, Porto Mendes, Iguiporã, Novo Três Passos, São Roque, Novo Horizonte, Bom Jardim e Bela Vista, além do distrito da sede.
“(…) Surgiram as primeiras casas de ‘General Rondon’ em abril de 1951; de ‘Dez de Maio’ em maio; de ‘Novo Sarandi’ em agosto; de ‘Quatro Pontes’ em setembro. Destes núcleos, o que maior progresso atingiu, foi o de ‘General Rondon’.”
Trecho do Plano de Colonização da Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná – MARIPÁ.
Ocupação Pioneira no Sul do Brasil:
O caso de Toledo – PR.
“A cidade de Marechal Cândido Rondon é também uma cidade pioneira ativa. Sua população é de 10 mil habitantes, menos da metade da população de Toledo. Os descendentes alemães foram a maioria, e como em Toledo, o suíno e o milho lideram a produção agricultural. (…) Embora Toledo tenha a vantagem de ser o centro da Maripá, Marechal C. Rondon compete pela liderança regional do centro oeste do Paraná e mesmo oeste do Paraná.”
MULLER, Keith D. Acervo Museu Histórico Willy Barth
“Quando chegamos, trouxemos um rádio a pilha para ficar por dentro das notícias do Rio Grande, Santa Catarina e do resto do Brasil (…). Toda cidade foi levantada no mato. Nessa época, a cidade já estava planejada como está hoje. A casa foi feita de pinho porque já tinha serraria em Toledo. A cobertura era feita de tabuinhas de lascas de pinheiros. A primeira casa foi do meu irmão Osvaldo Heinrich, e de Erich Ritcher; foram feitas à mão. A madeira foi toda preparada à mão; a madeira de quina e tábuas vieram de fora. A língua falada era principalmente o alemão e também se falava italiano. (…) Não se sentia quase nenhuma dificuldade, enfrentrava-se o mato. De noite cantava-se junto e no outro dia trabalhava-se não sentindo cansaço, pois a gente se sentia à vontade.”
Museu Histórico Willy Barth
No Museu Histórico Willy Barth, situado na cidade de Toledo – PR, é possível encontrar cédulas de eleitores da região, do período em que ainda éramos uma colônia pertencente à MARIPÁ. Para essa exposição nos foram cedidas algumas imagens que se configuram enquanto acervo referente aos 62 anos do município.
Endereço
Av. Capitão Heitor Mendes
Porto Mendes - Marechal Cândido Rondon
E-mail: museu@mcr.pr.gov.br
Como chegar
Horário de atendimento
Apenas por agendamento
Contato
Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon
Secretaria Municipal de Cultura
(45) 3284-8760
cultura@mcr.pr.gov.br